Calvin, em ação !
Você pode passar por qualquer lugar sem fazer a diferença, se não quiser mostrar o quando é criativo !
Depois da leitura do livro paradidático “Calvin, o detetive!” Bill Wise Editora Melhoramentos muitas curiosidades surgiram!
Crimes e mistérios que só a matemática resolve? Sim, foi essa a proposta para fascinar alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II do livro Calvin, o Detetive (Crimes e Mistérios que só a Matemática Resolve), de Bill Wise, com ilustrações de Lucy Corvino e tradução de Antonio Carlos Vilela, da Editora Melhoramentos, 94 páginas.
O autor Bill Wise, por meio de uma abordagem divertida, possibilitou aos alunos que enfrentassem desafios e adquirissem uma postura ativa em face da resolução de problemas.
No livro, uma série de crimes foi solucionada por dois defensores da lei: o chefe de polícia Arthur E. Sperto e seu assistente, um detetive mirim chamado Calvin Culaben, com a ajuda da matemática. Diferentes cenas, fatos e pistas foram apresentados para que os alunos, através do raciocínio lógico e da utilização de conceitos matemáticos, pudessem, junto com os personagens, desvendar os diferentes crimes que foram sendo apresentados.
Calvin, o Detetive foi um livro que permitiu que a aula de matemática fosse além dos números, instigando a curiosidade do aluno a partir de mistérios, tais como quanto dinheiro Gertrudes Honorato deixou em seu testamento para dividir entre os quatro sobrinhos, quem pintou de vermelho o escritório da prefeita ou como Cal sabia que Cafur Tivoli estava mentindo sobre sua presença em Cidadela na hora do assalto ao banco.
O livro permitiu que o aluno transformasse o pensamento em ação e a ação em movimento.