Passeio ao Guarujá
Nos divertimos, tivemos o contato com a natureza....aprendemos mesmo !
As vezes não imaginamos as surpresas que a natureza nos proporcionará !
O local visitado é um paraíso ecológico e foi acompanhado de elogios por parte de todos nós !
Não levamos nada além de fotos; não deixamos nada além de pegadas ! Valeu mesmo !!!
PRAIA BRANCA - GUARUJÁ
Ela é considerada uma das orlas mais bonitas do litoral paulista e do Brasil. Situada na reserva ambiental da Serra do Guararu (Guarujá), Praia Branca (o nome deve-se a cor de suas areias) já começa a se destacar na região por ser isolada.
O acesso ao "paraíso escondido" é feito por uma trilha pela mata atlântica de cerca de 20 minutos que parte da balsa de Bertioga. Nela há lanchonetes caso seja necessária uma parada estratégica. Outra opção é fazer o caminho de barco.
Seja qual for a escolha, além de muito verde e árvores centenárias, você poderá encontrar várias espécies de animais como as cotias e as maritacas - e também outras praias ao longo do Canal de Bertioga. E tudo isso graças ao tombamento da Serra Guararu, inclusive da praia Branca.
No local, diversas casas de pescadores e muitos bares, nos quais as noites de feriados e alta temporada são embalados pela música ao vivo, fazem a alegria dos turistas. Outro atrativo é uma ilha que quando a maré está baixa, é possível chegar até ela a pé. Lá está um dos pontos favoritos para aqueles que apreciam a pesca esportiva.
Durante todo o ano, o mar da Praia Branca é propício ao surf e privilegia também aqueles que curtem o mergulho recreativo. A beleza e a riqueza da fauna e flora marinha encantam todos aqueles que caem em suas águas. Só para se ter uma idéia, tartarugas, robalos, garoupas e até lagostas costumam aparecer na região.
Para os aventureiros, a dica é o rapel na Pedra do Grito. Com onze metros de altura e inclinação vertical de 90º, é rodeada pela vegetação e fica de frente para o visual do mar.
No canto direito da Praia Branca, há outra trilha de aproximadamente 15 minutos de caminhada que dá acesso à selvagem Praia Preta. Já no canto direito da Praia Preta, há um acesso à trilha do Camburizinho. Com um percurso de cerca de 30 minutos, o visitante encontra um rio que deságua no mar, com acesso à cachoeira. O cenário vale a pena para aqueles que querem deixar as areias mais próximas de lado e descobrir áreas poucos exploradas em nosso litoral.
; não matar nada além de tempo.